Sunday, October 30, 2005

lembra do passo a passo ?...passei uma veladura... Posted by Picasa
óleo sobre tela,40x 60 cm...composição:o rosto da senhora esta sobre os pontos Aureos , pinceladas grandes e soltas no fundo , cria a ausencia de profundidade de campo e destaca a figura principal. Posted by Picasa

Friday, October 28, 2005

nossos avos riram de Courbet e nossos pais extasiarão diante dele ; e rirão de Manet e nos extasiamos diante dele;e nos extasimos diante de Picasso,Miro e serão nossos filhos que irão rir diante de tela deles... Posted by Picasa

Thursday, October 27, 2005

sumie- não somente uma bela e singular forma de arte, mas também uma filosofia. enquanto o mundo a maioria da pintura ocidental clássica teve como meta a descrição realista do mundo e seus objetivos , o sumie sempre foi expressão de percepção do artista .Pintores tentam capturar a essencia de um objeto , pessoa , ou paissagem : mais importante para sugestão que para realismo . A pintura ocidental usa cor para criar sombras , tons e um sentido de espaço. O sumie por outro lado , usa unicamente a tinta preta . Na pintura oriental , a tinta preta é a mais alta simplificação de cor. Posted by Picasa
mostrando um pouco da origem,paixão desde a infancia. Posted by Picasa

Sunday, October 23, 2005

pronto,terminei...
 Posted by Picasa
passo 4-30minuto depois ,com capricho...
 Posted by Picasa
passo 3- 25 minuto depois... Posted by Picasa
passo 2-marcar o esenho com tinta "ebauche",técnica francesa do século 19.
ps . foto original é pb. Posted by Picasa
passo a passo 1-começa assim...desenha a figura a lápisPosted by Picasa

Saturday, October 22, 2005

charcoal s/ papel ,30x40 cm , Posted by Picasa
22 out de 2005 ,óleo sobre tela ,50 x 70 cm, rugas. Posted by Picasa
“A arte de ver a vida”.


Quantas vezes esperamos o tempo passar,
Deixamos momentos alegres escapar,
Evitamos sorrir e dizer palavras,
É o momento de fazer algo
Algo pacífico, de esperança e alegria,
A ação conjunta das pessoas
Traz momentos importantes para todos
A esperança de um mundo pacífico
Continua sendo algo pra todos nós.
A arte de ver a vida
Aproveitar momentos, e não deixa-los passar despercebidos.
A arte de ver a vida
Criar emoções que trazem alegria e esperança.

Friday, October 21, 2005

setembro de 2005,óleo sobre tela 100x 120 cm
o monge tibetano convertido.. Posted by Picasa
out de 2005 óleo sobre tela 50x70 cm retrato de um veio c/ vinho Posted by Picasa
 Posted by Picasa
 Posted by Picasa
 Posted by Picasa
 Posted by Picasa
 Posted by Picasa
minha definição de arte:
Expressão artística, ou seja, a interpretação pessoal de cada artista e/ou movimento artístico, através de técnicas variadas, objetivando a transmissão de idéias e sentimentos (pessoais ou coletivos), sendo que estes podem estar baseados na observação da natureza, memória ou imaginação.

Propósito do retorno á técnica:
- Resgate da tradição clássica (aspecto técnico: utilização de materiais, ideal de beleza, harmonia e equilíbrio), agregada à arte de nosso tempo (releitura atual). Pois acredito, que é somando conhecimentos e reciclando-os que há originalidade e progressão na qualidade artística de uma época.

a arte moderna:
Aspecto Técnico:
Ruptura com a tradição clássica e neoclássica:
Havendo saturação de determinado modo de expressão é natural que algo diferente se imponha. Assim somos nós humanos, sempre em busca de novidade. Mas , para se criar o novo, o velho não necessariamente precisa ser descartado. Pode ser agregado e reciclado.
Ex: Expressionismo (privilegia a expressão da subjetividade em detrimento da harmonia técnica (luz/sombra, proporção, perspectiva, cores,...)
Arte Conceitual ( privilegia-se as idéias em detrimento ao aspecto formal que caracteriza as artes plásticas)
Abstracionanismo ( privilegia somente a composição e harmonia das cores- Abstrato Formal; ou então destaca somente o valor da pintura enquanto processo de criação - Abstracionismo Informal)
Jugo válidas todas as propostas apresentadas, no entanto a arte contemporânea ( basicamente marcada pela arte conceitual), chegou num ponto de esgotamentamento. Após o Dadaísmo de Duchamp, o que consideramos artes plásticas vem se descaracterizando até sua completa desintegração.
No meu entender, o aspecto mais interessante despertado com o advento da Arte Moderna, foi a percepção de que a Realidade pode ser interpretda através de várias facetas (alavancada pelas descobertas da física e psicanálise). Explorando-se aspectos concretos (impressionismo=luz, cubismo= visão do observador em movimento, futurismo=visão do objeto em movimento,...) e subjetivos (surrealismo=sonhos, expressionismo=emoções, conceitualismos = idéias,...)

objetivos:
-promover valorização cultural (focalizando as artes plásticas).
-valorizar e respeitar os diferentes modos de produção artística.
-educação do público , quanto ao devido valor da arte, ampliando o mercado de arte na cidade.

Mecanismos para a concretização dos objetivos:
-Reunir artistas de diversas vertentes para estimular debates construtivos e promover a união de nossa classe que atualmente encontra-se bastante fragmentada.-Estimular a formação de novos artistas plásticos, através do ensino