Friday, October 21, 2005

minha definição de arte:
Expressão artística, ou seja, a interpretação pessoal de cada artista e/ou movimento artístico, através de técnicas variadas, objetivando a transmissão de idéias e sentimentos (pessoais ou coletivos), sendo que estes podem estar baseados na observação da natureza, memória ou imaginação.

Propósito do retorno á técnica:
- Resgate da tradição clássica (aspecto técnico: utilização de materiais, ideal de beleza, harmonia e equilíbrio), agregada à arte de nosso tempo (releitura atual). Pois acredito, que é somando conhecimentos e reciclando-os que há originalidade e progressão na qualidade artística de uma época.

a arte moderna:
Aspecto Técnico:
Ruptura com a tradição clássica e neoclássica:
Havendo saturação de determinado modo de expressão é natural que algo diferente se imponha. Assim somos nós humanos, sempre em busca de novidade. Mas , para se criar o novo, o velho não necessariamente precisa ser descartado. Pode ser agregado e reciclado.
Ex: Expressionismo (privilegia a expressão da subjetividade em detrimento da harmonia técnica (luz/sombra, proporção, perspectiva, cores,...)
Arte Conceitual ( privilegia-se as idéias em detrimento ao aspecto formal que caracteriza as artes plásticas)
Abstracionanismo ( privilegia somente a composição e harmonia das cores- Abstrato Formal; ou então destaca somente o valor da pintura enquanto processo de criação - Abstracionismo Informal)
Jugo válidas todas as propostas apresentadas, no entanto a arte contemporânea ( basicamente marcada pela arte conceitual), chegou num ponto de esgotamentamento. Após o Dadaísmo de Duchamp, o que consideramos artes plásticas vem se descaracterizando até sua completa desintegração.
No meu entender, o aspecto mais interessante despertado com o advento da Arte Moderna, foi a percepção de que a Realidade pode ser interpretda através de várias facetas (alavancada pelas descobertas da física e psicanálise). Explorando-se aspectos concretos (impressionismo=luz, cubismo= visão do observador em movimento, futurismo=visão do objeto em movimento,...) e subjetivos (surrealismo=sonhos, expressionismo=emoções, conceitualismos = idéias,...)

objetivos:
-promover valorização cultural (focalizando as artes plásticas).
-valorizar e respeitar os diferentes modos de produção artística.
-educação do público , quanto ao devido valor da arte, ampliando o mercado de arte na cidade.

Mecanismos para a concretização dos objetivos:
-Reunir artistas de diversas vertentes para estimular debates construtivos e promover a união de nossa classe que atualmente encontra-se bastante fragmentada.-Estimular a formação de novos artistas plásticos, através do ensino

1 comment:

Anonymous said...

Eu adoro o seu trabalho. Ontem fui ao shopping catuaí e vi seus quadros pela primeira vez, já me tornei seu fã.
Acho muito interessante representar diferentes culturas, sentimentos e pessoas com um toque mais artístico. Algo realmente diferente e muito interessante. Um realismo misturado a uma carga muito grande de sentimentos.
Parabéns.